SAÚDE

26

Governo do Estado adquire 25 toneladas de medicamentos

Itens chegaram na tarde desta quinta-feira (26) através de parceria firmada com a Força Aérea Brasileira

Para garantir o abastecimento de medicamentos em todos os hospitais de Roraima, o governo fez uma grande compra de medicamentos que chegaram na tarde desta quinta-feira (26) em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que cedeu o transporte aéreo a pedido do governo.

São 25 toneladas de medicamentos básicos, adquiridos de forma rápida pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), por meio da adesão de uma ata do município de Varginha (MG), no valor de quase R$ 6 milhões.

A chegada dos medicamentos ocorreu em um hangar da Base Aérea de Boa Vista, Ala 7, onde foram descarregados e levados para o depósito da Cgaf (Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica), no bairro Buritis, onde haverá conferência e imediata distribuição para os hospitais.

A governadora Suely Campos esteve presente na chegada dos medicamentos ao depósito e explicou a alta demanda nos hospitais, principalmente após o início da crise migratória.

“Conforme a demanda foi aumentando, especialmente com a situação da imigração venezuelana, os nossos medicamentos foram consumidos mais rapidamente e hoje estamos recebendo esses itens, depois de conseguirmos comprá-los de forma célere”.

Em uma situação considerada normal, esses materiais durariam em torno de seis a sete meses em estoque. Com o aumento do consumo, esse tempo foi reduzido para quatro meses e a governadora comentou que medidas estão sendo tomadas para não haver riscos de um novo desabastecimento e o prazo para entrega nas unidades.

“Nós vamos monitorar todas as compras para garantir que uma situação como essa não volte a se repetir e a partir de amanhã, as unidades já começam a receber os primeiros medicamentos de acordo com as necessidades de cada unidade”.

Entre os medicamentos estão 45 mil unidades de Oxacilina sódica 500 mg (antibiótico para tratamento de infecções), 30 mil unidades de Metronidazol (para tratamento de infecções causadas por vermes), 30 mil unidades de Omeprazol 40 mg (para tratar doenças do estomago), de 32 mil unidades de morfina (analgésico para aliviar dores fortes, principalmente de pacientes com câncer), soro, água para injeção, analgésico, anti-inflamatórios, entre outros. Ao todo foram adquiridos mais de 1 milhão de unidades de 82 itens diferentes de medicamentos.

AQUISIÇÃO – Só este ano, a Sesau está com 18 processos licitatórios para aquisição de medicamentos controlados, quimioterápicos, além de nutrição parenteral (alimentação para bebês da maternidade), antissépticos, antibióticos, soros fisiológicos, luvas, jelco, scalps e algodão.

SHARE