LIVRO DIDÁTICO

40

Seed realiza entrega de livros nas escolas do interior

Ferramenta fundamental no processo de aprendizagem do aluno, e na elaboração das aulas pelos professores, o livro didático começou a ser entregue nas escolas estaduais.

As escolas da rede estadual de ensino localizadas nos municípios do interior do Estado começaram a receber os livros didáticos que serão usados durante o ano letivo de 2018. A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) por meio do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) é responsável pela entrega do material nestas unidades, já as escolas da Capital recebem os livros por meio dos Correios.

A distribuição dos livros é feita por meio de um contrato entre o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e os Correios, que leva os livros diretamente da editora para as escolas, exceto nas escolas do interior, que em Roraima fica sob a responsabilidade da Seed. Essa etapa do PNLD conta com o acompanhamento de técnicos do FNDE e das Secretarias Estaduais de Educação.

A Escola Estadual Mário Homem de Melo, localizada na Serra Grande II, no município de Cantá, foi uma das instituições que já recebeu os livros para o ano letivo 2018. Para a professora da instituição, Antônia Sousa, o livro didático é fundamental. “Ele nos dá o suporte necessário para nós professores, auxilia na metodologia das aulas e ajuda os alunos a desenvolverem as atividades”, explicou.

A estudante Luana Machado, destacou a importância da leitura. “A leitura é importante para o nosso futuro, a partir dela é que a gente decide o que vamos ser daqui a alguns anos”, citou.

RECEBIMENTO – Para receber os livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) é necessário que a escola pública participe do Censo Escolar do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É importante ressaltar que a adesão deve ser atualizada sempre até o final do mês de maio do ano anterior àquele em que a entidade deseja ser atendida.

SHARE