HC DR. WILSON FRANCO

50

Unidade atenderá moradores da área mais populosa da Capital

Novos leitos vão melhorar atendimento e reduzir problema de superlotação no HGR

A inauguração do Hospital das Clínicas, no início da noite desse sábado, 24, pela governadora Suely Campos reuniu autoridades estaduais e federais, a população local e familiares do médico Wilson Franco Rodrigues, que deu nome à unidade de saúde, construída na área mais populosa de Boa Vista. Equipado para receber pacientes com necessidade de internação e para realizar certa variedade de exames, o hospital atenderá a uma população que aguardava, com ansiedade, o início de funcionamento.

Em seu discurso, consonante com as necessidades dos cidadãos, Suely Campos destacou a relevância da conclusão da obra. “Este é um momento muito especial; em que deixamos para trás o congestionamento do HGR (Hospital Geral de Roraima). Agora temos um hospital de retaguarda,  com 120 leitos, todo equipado;  com enfermeiros, médicos e equipes de apoio  para trabalhar. É um presente merecido para nossa população”, ressaltou.

Esse entendimento ecoa nas palavras do comerciante e presidente da Associação de Moradores do Conjunto Cidadão, Antônio Oliveira. Segundo ele, a nova unidade de saúde significa melhoria de vida para quem depende de atendimento na saúde pública. “Acredito que o funcionamento desse hospital vai melhorar muito a qualidade de vida dos roraimenses. Estou satisfeito por mim e por todos que necessitam de assistência hospitalar de qualidade”, afirmou.

Opinião compartilhada pela dona de casa Nina Lene Lima, moradora do bairro Pintolândia. Além de enfatizar a importância da obra, ela ressaltou ainda o fato de a unidade ter sido construída na Zona Oeste. “É uma obra que está localizada em uma área de população muito grande. Isso é ótimo. Fica mais perto pra gente se deslocar até aqui”, disse.

Também ansioso pelo início das atividades no HC Doutor Wilson Franco Rodrigues, o secretário estadual de Saúde, Marcelo Batista, falou do empenho do Governo do Estado para o término da obra.

“A governadora Suely Campos, com sua sensibilidade, determinou que esse hospital fosse colocado em funcionamento o mais rápido possível e, graças a Deus, estamos inaugurando hoje mais 120 leitos, pra melhorar a Saúde no Estado e acomodar melhor as pessoas que precisam de assistência médica. O HC é um hospital para internação. As pessoas que procurarem as unidades de saúde e os médicos indicarem que elas precisam ficar internadas pra fazer o tratamento serão colocadas aqui. Os atendimentos de emergência continuam sendo feitos na Policlínica Cosme e Silva, no Pronto Atendimento Airton Rocha e na Maternidade”, explicou.

Nome do hospital é homenagem a obstetra roraimense

Ao mencionar o ginecologista e obstetra Wilson Franco, a governadora Suely Campos afirmou ser uma honra homenagear o médico, dando à nova unidade de saúde o nome dele. “Ele deixou um legado de dedicação e de trabalho. Não era apenas um médico, mas uma pessoa que queria melhorar as condições de saúde institucionalmente no Estado e trabalhou muito por isso. O nome do Dr. Wilson está eternizado aqui neste hospital para todas as gerações”, disse.

“A família Franco Brito Rodrigues está muito agradecida, muito emocionada e muito orgulhosa, em razão dessa merecida homenagem ao nosso patriarca, por ter sido um homem que sempre pensou na saúde em nosso Estado. Desde que se formou ele veio para Roraima e teve sempre a intenção de realizar um serviço de qualidade na saúde pública”, disse o filho de Wilson Franco, Roni Franco Rodrigues.

Emocionada, a neta do homenageado, Rafaela Xaud Rodrigues, também falou da honraria recebida pela família e do trabalho do avô.  “Pra mim, é gratificante, uma honra essa homenagem tão linda e de grande significado, porque, em nosso convívio com meu avô, sabemos o quanto ele batalhou. A vida dele foi dedica à saúde. Ele lutou pelos direitos do paciente e do médico e serve de exemplo pra todo mundo e pra mim, principalmente”, afirmou.

O irmão do médico Wilson Franco, Ubirajara Riz Rodrigues, também comentou a homenagem.  “É uma homenagem muito justa, muito necessária, porque não teve tom político. Wilson realmente merecia. A governadora, acertadamente, logo que ele faleceu já dizia que o nome do hospital seria  Wilson Franco Rodrigues. Estamos muito satisfeitos com isso. É uma homenagem muito importante, saiu do fundo do coração. Ele realmente não era somente um médico; era um sacerdote da medicina”, ressaltou.

SOBRE O HOMENAGEADO – Wilson Franco Rodrigues nasceu em   16 de setembro de 1945, na região de Água Fria, município de Uiramutã. Formou-se em Medicina pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas) em 1976.

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, atuou na área desde seu retorno para Boa Vista, em 1977. Realizou mais de 15 mil partos, sendo médico de várias gerações. Médico efetivo do Estado de Roraima, trabalhou na antiga Maternidade de Boa Vista e realizou o primeiro parto no Hospital  Materno Infantil  Nossa Senhora de Nazareth, onde foi  diretor- geral, no período de  1984 a 1987.

Trabalhou na implantação do Programa de Planejamento familiar do Estado.  Foi eleito presidente do Conselho Regional de Medicina  e exerceu a função no biênio de 1996 a 1998. O Dr. Wilson se engajou na luta pela sua classe. Foi fundador e presidente do Sindicato dos Médicos de Roraima e defensor dos direitos dos médicos.

SHARE