DIA MUNDIAL DA ÁGUA

88

Femarh celebra a data com palestras e limpeza dos rios Branco e Cauamé

O mundo celebra nesta quinta-feira, 22 de março, o dia Mundial da Água. Em alusão à data a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) preparou uma extensa programação a fim de levar educação e conscientização ambiental. Desde o inicio da semana estão sendo realizadas palestras envolvendo o tema recursos hídricos nas escolas da rede pública de ensino.

“Já estivemos na Escola Estadual General Penha Brasil, onde foi ministrada a palestra ‘Água e ação degradante do homem’, na Caerr (Companhia de Águas e Esgoto de Roraima) participando da programação da Semana da Água da instituição e na Escola Estadual Dom José Nepote”, destacou o técnico da Divisão de Educação Ambiental Richard Marcelo.

Nesta quinta-feira, dia 22, é a vez dos alunos da Escola Estadual São Vicente de Paula recebem a equipe da Femarh. Segundo a chefa da Divisão de Educação Ambiental da Femarh, Shirlane Campos, no sábado a programação continua com a realização de mais uma edição do projeto Amigos do Rio.

“Estaremos realizando a concentração a partir das 7h30 do porto “Marina Meu Caso” de onde partiremos com os barqueiros para realizar a coleta do lixo nos rios Branco e Cauamé. O objetivo principal do projeto é a mobilização da sociedade para a conscientização sobre a importância de cuidar das reservas de água do estado.”, disse Shirlane.

O projeto que iniciou no ano de 2018 está na sua 8º edição e conta com o apoio da Caerr, Eletrobrás Distribuição Roraima, Ministério Público Estadual, Oliveira Energia, Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), Corpo de Bombeiros, Estácio Atual, Associação dos Barqueiros e Associação dos Catadores.

HISTÓRIA – O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

SHARE