IMUNIZAÇÃO

57

Estado recebe apoio de 30 veículos para ações contra o sarampo

Roraima recebeu nesta quarta-feira (21), apoio de com 30 veículos do Ministério da Saúde em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), cada um, com um motorista contratado, para tentar alcançar o maior número possível de pessoas que ainda não tenham sido vacinadas contra o Sarampo.

Os veículos foram locados a pedido do Governo do Estado para auxiliar na fase atual da campanha contra o sarampo, chamada micro programação. O Estado vai arcar com o combustível utilizado nas caminhonetes.

A governadora Suely Campos, durante a entrega simbólica dos veículos, explicou que a estratégia é realizar ações in loco em locais de grande concentração de pessoas e nas zonas rurais dos municípios. “Queremos adentrar as vicinais e chegar nos lugares mais distantes, onde a população estiver”.

Conforme a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, serão entregues dois carros para cada município, sob responsabilidade dos gestores e secretários locais. Boa Vista recusou o apoio dos veículos, portanto, os dois carros destinados à capital serão utilizados na ações da CGVS.

Roraima já possui 135 casos notificados em três municípios: Boa Vista, Cantá e Pacaraima. Destes, 29 foram confirmados, quatro já estão descartados e 102 ainda estão sob investigação. Um óbito foi confirmado.

INVESTIMENTOS – Ao todo, o Governo do Estado investiu quase R$ 260 mil para informatizar as salas de vacina e produzir material gráfico para a campanha, que contará com camisetas, bonés, cartazes a serem fixados em prédios públicos, faixas para os postos de saúde e panfletos informativos para a população. Também foram fixados outdoors sobre a campanha.

A Sesau também está distribuindo kits de informática com computador, impressora e nobreak para que os municípios informatizem suas salas de vacina. Dessa forma, será possível saber não apenas quantas doses foram aplicadas, mas quem foi vacinado e todo o histórico de imunização de uma determinada pessoa.

MICRO PROGRAMAÇÃO – Embora os municípios sejam responsáveis pela vacinação, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) está disponibilizando apoio com ações pontuais na capital. As próximas imunizações acontecerão na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima) nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), no Corpo de Bombeiros (dias 26 e 27), no Ministério da Saúde Núcleo Estadual Roraima (28 e 29) e na Caravana do povo (16 e 17).

SHARE